6 dúvidas frequentes sobre energia solar

Deixar a casa iluminada, ligar a televisão ou o computador, tomar um banho quente e saber que este consumo, além de ajudar o planeta, ainda vai representar uma bela economia na conta de luz. Ganhos assim, são possíveis quando se investe neste sistema alternativo de geração elétrica.

Utilizar a energia de maneira inovadora, sustentável e inteligente através do que a natureza nos oferece gratuitamente: o sol. Uma fonte de energia inesgotável e não poluente. Um verdadeiro presente do meio ambiente para as nossas vidas e que podemos recompensa-ló fazendo uso da energia solar, diminuindo o impacto que causamos no nosso querido planeta.

Apesar de ser um assunto em alta nos tempos atuais, ainda existem algumas dúvidas sobre energia solar. Por isso, resolvemos clarear o assunto, respondendo alguma das questões mais frequentes. Confira!

As 6 questões mais frequentes: 

  1. A geração de energia é suficiente para suprir toda uma casa? R: Sim. O sistema de geração fotovoltaico é modular e você vai utilizar a quantidade de placas referente a sua necessidade de consumo. No caso de condomínios solares, você comprar um lote que produza uma geração equivalente ao seu consumo.
  2. O que acontece se ocorrer uma produção de energia maior do que o meu consumo? R: A geração de energia pode ocorrer em um nível maior do que o consumo, devido a um mês com um alta na incidência da radiação ou mesmo por conta do consumo ter sido considerado baixo em um determinado mês. Nesse caso será gerado um crédito de energia que poderá ser utilizado no período de até 36 meses.  
  3. O que significa dizer que o sistema é conectado a rede? R: Que dizer que a sua unidade consumidora não será independente da rede. O sistema de geração fotovoltaico gera uma "energia secundária" que utiliza a sua rede de energia já disponível pela distribuidora. Ou seja, não é necessário instalar uma rede diferente. 
  4. É possível ter energia mesmo nos dias frios ou nublados? R: Sim. É possível gerar energia nesses dias, pois o nível de radiação no Brasil é bom, mesmo que esteja nublado. Lembre-se que as placas geram energia a partir da radiação e não da temperatura. 
  5. Como funciona o Programa de incentivo Geração Distribuída? R: Em dezembro de 2015 foi lançado pelo Ministério de Minas e Energia o programa conhecido como ProGD que conta com linhas de incentivo para a geração de energia, especialmente a solar, no Brasil. O programa conta com incentivo no financiamento, melhorias na tributação para diminuir os gastos com o processo, formação de mão de obra e outras medidas afim de fomentar a geração de energia solar.
  6. Como funciona um condomínio solar? R: O condomínio solar é uma fonte de geração distribuída e economia compartilhada. Ele funciona como Sociedade de Proposito Específico onde várias pessoas podem comprar uma quantidade de placas instaladas no condomínio, chamadas de lotes solares, de acordo à sua necessidade de consumo. Uma das principais vantagens em utilizar os condomínios é a economia proporcionada pela instalação em grande escala das placas, proporcionando o barateamento da instalação ao invés de sistemas individuais no telhado, que ainda possui preços elevados. O Responsável pelo condomínio encaminha os dados de todas as unidades consumidoras participantes para a distribuidora de energia e essa disponibiliza a chegada da energia gerada no condomínio até a sua casa ou empresa. Além do fator econômico, se preferir você poderá comprar um lote e aluga-lo para terceiros, estes receberão a geração de energia produzida e você receberá a quantia referente ao valor do aluguel pago, da mesma maneira que o aluguel de imóveis residenciais. 

Com essas questões esclarecidas é possível mensurar o quanto a energia solar contribui na nossa economia, não é mesmo? 

Ainda tem dúvidas? Escreve aqui nos comentários que buscaremos responde-las.


Olá, vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui e iremos te enviar alguns emails com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um consumidor de energia, investidor, epecista ou apenas interessado neste maravilhoso mundo da sustentabilidade!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Contamos muito com a sua presença neste papo! Cadastre-se na caixa ao lado!