Dúvidas

Entenda o novo panorama da energia elétrica após privatizações de 2018

Após adiamento do leilão, a Ceal será a última distribuidora a ser vendida

Imagem: Mapa das distribuidoras de energia do Brasil. Fonte: Reuters

Imagem: Mapa das distribuidoras de energia do Brasil. Fonte: Reuters

A Eletrobras, afirmou em um novo comunicado para o mercado de que o leilão da CEAL (Companhia Energética de Alagoas) vai acontecer apenas no dia 28 de dezembro. A data prevista para acontecimento do leilão seria hoje (17/12).

A Ceal é a última das 6 estatais que está sendo vendida. Pela programação a nova data para a entrega de documentação ficou para o dia 27/12. Enquanto isso a sessão para o início das propostas acontecerá no dia 28/12 ás 17:00

O presidente executivo da estatal, confirmou em entrevista para a Reuters que houve o adiamento do leilão para atender mais investidores interessados afim de dá-los mais tempo para a análise.

Há uma semana atrás, dia 10 de dezembro, houve a realização do leilão da Amazonas Energia em que o vencedor que apresentou a única proposta, comprou a distribuidora sem haver a necessidade de oferecer deságio, 

O governo destaca que a privatização das distribuidoras vá melhorar na prestação de serviço. O que não significa necessariamente que os preços praticados hoje diminuam, uma vez que dependem das bandeiras tarifárias.

Para um melhor entendimento sobre as últimas privatizações, elas aconteceram em Julho (Cepisa – Companhia Energética do Piaí) e em Agosto (Eletroacre – Companhia de Eletricidade do Acre; Ceron – Centrais Elétricas de Rondônia e Boa Vista Energia de Roraima)

O setor energético sempre foi promissor por conta da necessidade deste produto para a população. Hoje existem algumas e poucas saídas para a democratização da energia elétrica. Mas elas estão sendo divulgadas para a população? Acreditamos que não, pois me diga, qual alternativa que você sabe para escolher qual sua fonte de energia (renovável ou não) e podendo até negociar a tarifa cobrada? Se você ainda não sabe, não deixe de ler nossos artigos e entenda como participar desse novo modelo de negócios e também economizar no seu consumo de energia.

Fonte: G1

Retorno energético do painel solar

Iremos esclarecer o mito sobre o retorno energético dos painéis solares.

4 dúvidas sobre o inversor solar

Entenda a importância do inversor solar em um sistema fotovoltaico. 

Entenda como funcionam os painéis solares

Uma síntese sobre o funcionamento dos painéis solares.