Mapas

Entenda o novo panorama da energia elétrica após privatizações de 2018

Após adiamento do leilão, a Ceal será a última distribuidora a ser vendida

Imagem: Mapa das distribuidoras de energia do Brasil. Fonte: Reuters

Imagem: Mapa das distribuidoras de energia do Brasil. Fonte: Reuters

A Eletrobras, afirmou em um novo comunicado para o mercado de que o leilão da CEAL (Companhia Energética de Alagoas) vai acontecer apenas no dia 28 de dezembro. A data prevista para acontecimento do leilão seria hoje (17/12).

A Ceal é a última das 6 estatais que está sendo vendida. Pela programação a nova data para a entrega de documentação ficou para o dia 27/12. Enquanto isso a sessão para o início das propostas acontecerá no dia 28/12 ás 17:00

O presidente executivo da estatal, confirmou em entrevista para a Reuters que houve o adiamento do leilão para atender mais investidores interessados afim de dá-los mais tempo para a análise.

Há uma semana atrás, dia 10 de dezembro, houve a realização do leilão da Amazonas Energia em que o vencedor que apresentou a única proposta, comprou a distribuidora sem haver a necessidade de oferecer deságio, 

O governo destaca que a privatização das distribuidoras vá melhorar na prestação de serviço. O que não significa necessariamente que os preços praticados hoje diminuam, uma vez que dependem das bandeiras tarifárias.

Para um melhor entendimento sobre as últimas privatizações, elas aconteceram em Julho (Cepisa – Companhia Energética do Piaí) e em Agosto (Eletroacre – Companhia de Eletricidade do Acre; Ceron – Centrais Elétricas de Rondônia e Boa Vista Energia de Roraima)

O setor energético sempre foi promissor por conta da necessidade deste produto para a população. Hoje existem algumas e poucas saídas para a democratização da energia elétrica. Mas elas estão sendo divulgadas para a população? Acreditamos que não, pois me diga, qual alternativa que você sabe para escolher qual sua fonte de energia (renovável ou não) e podendo até negociar a tarifa cobrada? Se você ainda não sabe, não deixe de ler nossos artigos e entenda como participar desse novo modelo de negócios e também economizar no seu consumo de energia.

Fonte: G1

Novo mapa solar e eólico para download no ATLAS GLOBAL da IRENA

Pela primeira vez, dados do recurso de energia renovável produzidos de forma privada estão disponíveis para download a todos gratuitamente.

Atlas sobre energias renováveis da Irena

Em maio deste ano, a Atlas Global da IRENA das Energias Renováveis anunciou uma nova ferramenta que permite aos usuários fazer download de dados de recursos renováveis a partir de conjuntos de dados selecionados para análise offline. Até agora, apenas dados de fontes de financiamento público selecionados estava disponível. Isso mudou agora que a Vaisala, líder mundial em medição ambiental e industrial, fez com que os seus dados médios anuais sobre irradiação solar e da velocidades do vento estejam disponíveis para download através do Atlas Mundial. Esta capacidade dá aos desenvolvedores, os tomadores dos decisões políticos e pesquisadores acesso a dados globalmente consistentes de recurso que pode ser usado na definição de políticas e execução de planejamento inicial do projeto e prospecção.

O mapa da Vaisala no Atlas Global fornece acesso a radiação solar e velocidade do vento globais.

O mapa da Vaisala no Atlas Global fornece acesso a radiação solar e velocidade do vento globais.

Acesso aos dados mundiais confiáveis da radiação solar

Nicolas Fichaux, Diretor Sênior do programa da IRENA, sente-se orgulhoso do progresso do que o Atlas Mundial tem feito desde que foi lançado em 2013. "Nosso objetivo comum é para acelerar o crescimento das energias renováveis em todo o mundo. Ao empurrar os limites de dados de recursos disponíveis ao público, IRENA e Vaisala estão ajudando o setor a se mover mais rapidamente, diminuindo a complexidade de entrada em novos mercados de energia renovável. O sector privado reconhece o desafio, e este contributo da Vaisala demonstra seu contínuo apoio para o trabalho da IRENA. "

Pascal Storck, Gerente Global de Serviços de Energia na Vaisala, acrescentou: "Facilitar o acesso aos dados confiáveis do recurso é um primeiro passo essencial quando se trata de apoiar a expansão global de energia renovável. É nosso objetivo e responsabilidade para minimizar o risco de investimento para a indústria em todo o ciclo de vida de projetos - desde os esforços de prospecção em fase inicial destes dados permite ao previsões financeiras e de apoio operacional em tempo real mais detalhada nós fornecemos aos clientes. Trabalhando com IRENA como parte da Iniciativa Global Atlas nos dá a oportunidade de maximizar o alcance global de nosso conjuntos de dados solares e eólicos para o benefício da comunidade internacional de desenvolvimento de energia renovável e as suas ambições em novos mercados promissores ".

Dados de energia solar e eólica de alta qualidade

Os dados podem ser carregados a partir do mapa da Vaisala no Atlas Global, em formato GeoTIFF em porções de 4 MB. dataset eólica global da Vaisala fornece velocidades médias anuais de vento a uma altura de 80 metros e uma resolução de 5 km, com base em dez anos de dados de hora em hora de simulações avançadas e validados contra medidas no terreno. O conjunto de dados solar global fornece irradiação anual média global horizontal (GHI) a 3 km de resolução. A informação é baseada em mais de dez anos de dados horários derivados de imagens de satélite e validados contra medidas no terreno.

Como baixar os dados solares no Atlas Mundial da Vaisala

Como baixar os dados solares no Atlas Mundial da Vaisala

Para mais informações sobre como transferir os dados do Atlas Global, assista o breve tutorial sobre as novas funcionalidades na versão 2.1, ou assista o webinar recente sobre a Avaliação dos Recursos Solares com a Atlas Global de Energias Renováveis da IRENA.

Fonte: Irena


Olá, vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui e iremos te enviar alguns emails com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um consumidor de energia, investidor, epecista ou apenas interessado neste maravilhoso mundo da sustentabilidade!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Contamos muito com a sua presença neste papo! Cadastre-se na caixa ao lado!