A verdade sobre a energia solar

Durante muito tempo, a energia solar tem sido muito odiada do ponto de vista de custo-benefício, mas as coisas estão começando a virar-se para a tecnologia. No mundo todo, o progresso está sendo feito para tornar a energia solar uma alternativa viável. Confira no vídeo:

Você assiste o ColdFusion TV.

Olá, seja bem-vindo ao novo vídeo do ColdFusion TV. Nosso sol é incrível se você pensa sobre isso. O luz do Sol viaja milhões de quilômetros através do espaço, e do nosso atmosfera e para nos fornecer luz visível calor e energia vital para as plantas da nossa terra. Imagine se pudéssemos utilizar esta energia do Sol em uma maneira significativa É isso que a energia solar tem como objetivo fazer. Nós somos previamente levados para um passeio por bobos conceitos como estradas solares. Mas o que é a verdade sobre solar? Pode realmente mudar o mundo?

Neste vídeo vamos dar uma olhada no estado atual da energia solar. Realmente parece que um movimento solar está começando. Vamos direto lá! Para iniciar, vamos ver com que estamos trabalhando? O que é a energia crua da fonte do Sol absorvida pela Terra? A Energia total absorvida pela atmosfera, solo e mar da Terra é de cerca de 3,85 yotta-joules (Quadrilião = 10^24) por ano. que soa como um jargão, certo? Então, quanta energia isso significa? Olha, apenas uma hora da radiação dá mais energia do que o mundo inteiro consome em um ano! Ou seja, um ano desta insolação propociona duas vezes mais energia do que a gente vai poder adquirir a partir de todos os recursos fosseis da Terra, a mineração combinado dos recursos não renováveis, como o gás natural, petróleo, carvão e urânio. Então isso é um monte de energia. Porém, só podemos usar uma fração dela. Considerando a nebulosidade, a isolação e a terra que é utilizável por seres humanos, podemos usar cerca de 0,4% a 13% desta energia crua do Sol.

Desenvolvimento rápido

Todo bem, então qual é a velocidade dessa revolução solar que está acontecendo? O crescimento de adaptação de energia solar está realmente acontecendo muito rápido cerca de 40% ao ano desde o ano de 2000. Para ter uma perspectiva: No momento estamos produzindo mais de 97 vezes mais energia a partir de energia solar do que em 2004. Embora isso soe como muito, atualmente no total da energia usada, solar ainda é apenas 1% da produção global, mas a taxa de aumento é promissor. Na verdade, um estudo de 2014 pela Agência Internacional de Energia projetava que a energia solar poderia fornecer 27% da geração de eletricidade mundial até 2050.

Tudo bem, então eu sei que alguns de vocês estão pensando que isso é tudo um absurdo pois Solar é muito caro e só funciona quando o sol brilha por isso é inútil na metade do mundo. Enquanto isso foi a verdade, nos últimos anos alguns dos argumentos comuns contra energia solar estão começando a cair. Agora, é realmente muito caro? Vamos dar uma olhada no estado atual do custo. Se ajustar a inflação, o custo de um módulo solar /Watt era US$ 96 meados da década de setenta. Agora, graças aos avanços tecnológicos e economia de escala, o custo é agora 36 centavos de dólar por Watt.

Custos

Na mesma linha de pensamento vamos dar uma olhada em algumas noticias interessantes em destaque, em relação a queda do custo de energia solar de todo o mundo. No Chile os painéis solares no grid norte geraram mais eletricidade do que foi consumido na área, fazendo com que o preço da eletricidade cair para baixo de zero. Bem, isso é ótimo para os consumidores, porém os investidores estão perdendo dinheiro, gerando um desastre para eles. O problema foi causado por vários desenvolvedores solares estarem no mesmo lugar sem nenhum meio de transmissão de eletricidade excedente para outra rede. Algo do tipo aconteceu na Alemanha e seus preços de energia viraram negativa devido a uma superabundância de energia solar além dos fontes tradicionais como nuclear e carvão. Um assunto semelhante que os novos parques solares da Apple estão gerando mais energia do que a empresa pode usar por isso está começando a vender o excesso de energia sob uma nova empresa chamada Apple Energia.

Ainda sobre o tema dos custos decrescentes Bloomberg emitiu um relatório afirmando que os preços de energia solar poderiam em breve competir direitamente com carvão tradicional. China está liderando na produção de células solares e poderia chegar aos custos tão baixos quanto 8 centavos de dólar por kWh de acordo com o presidente da Tiran, o maior fabricante de painéis solares do mundo. E um último fato interessante em relação ao custo dos painéis solares: desde 2012 células solares tem sido dado uma equivalente da lei da Moore, chamada lei de Swanson. Ele diz que os custos das células solares vão cair a metade a cada 10 anos com a demanda global aumentando.

Bem tudo isso soa legal, mas o jogo acaba para a energia solar quando as nuvens sairem. Bem isto pode não ser inteiramente verdade de acordo com esse cara: Olha, esta questão das nossas contas de energia, que é um enorme tema político aqui. Temos entendido errado de onde estamos a adquirir a nossa energia? Lembra as minhas palavras: solar vai ser a única maior fonte de energia no Reino Unido ao longo prazo! E você poderia dizer: Não é, que esteja bastante nublado por aqui? Isso, eu ia dizer que você não tem ido lá fora. E mesmo que ele esteja nublado você ainda recebe provavelmente 80 a 90% da energia, que vem através das nuvens. Só que você não tem essa ponto brilhante do Sol. E uma maneira de entender isso talvez é olhar para o fato de que as plantas são, essencialmente, alimentadas da energia solar. Uma reação química. E o Reino Unido é um país muito verde.

Avanços tecnológicos

Mas além disso os cientistas fizeram painéis solares que produzem energia a partir da luz do sol e da chuva um passo na direção da geração solar durante o ano inteiro. Enquanto falamos sobre o tema de avanços, vamos passar um pouco e dar uma olhada em algumas novas descobertas solares apenas deste ano. Para começar temos células solares 3D pela MIT oferecendo uma geração maior de diferentes ângulos do sol. Eles conseguiram aumentar de 2 a 20 vezes a geração de uma célula plana padrão. Está configuração 3D em particular funciona tão bem porque seu desenho foi otimizado por um algoritmo de computador. A MIT também criou células solares tão finas como uma bolha de sabão. Esta próxima descoberta é provavelmente o meu favorito porque envolve uma start-up que apenas encontrou uma maneira melhor de fazer as coisas.

Perovskite tem um coeficiente que é muito maior do que do das células do silício, ele pode absorver toda a luz solar em uma camada que é mais fino do que o cabelo humano. As células são super leves e flexíveis, não quebram como as tradicionais e podem operar na luz artificial. Como elas podem ser facilmente fabricadas a partir de materiais de fácil acesso, a produção é surpreendentemente barata. O método de impressão escolhido pela organização é estável e reprodutível. Isto oferece a possibilidade de escalar o processo de fabricação. A camada vai prolongar a vida útil das baterias usadas em aparelhos eletrônicos populares. O celular, tablet ou notebook vai carregar mesmo quando expostos a fontes artificiais de luz células solares tradicionais serão substituídos por películas tecnologicamente avançadas firmemente ligado ao telhado. Eles podem vir em uma ampla gama de cores para combinar com o design do edifício fornecendo a casa de todos com energia elétrica. Esses caras ainda estão recebendo capital de risco, mas poderia realmente avançar o estado da arte da tecnologia solar, se tiverem sucesso.

Tomando um rápida olhada para o transporte solar, há um barco autónomo chamado SCOUT que será o primeiro veículo solar para atravessar o Atlântico e também há uma aeronave experimental chamado Solar Impulse que está voando ao redor do mundo usando apenas energia solar. E por último Toyota lançou uma versão atualizada do carro elétrico Prius com um telhado de painel solar que realmente ajuda a mover o carro desta vez. Bem, então isso é tudo ótimo, mas não podemos concluir o vídeo sem falar de algumas das desvantagens.

Quais são as desvantagens da energia solar?

Os principais problemas da energia solar são os seguintes: Naturalmente em qualquer dia a demanda pela energia oscila. Um dos problemas de energia solar é que não é fácil para ajustar a geração para combinar com estas flutuações da demanda. Por exemplo, a demanda do pico acontece à noite em uma casa e isso é o horário oposto de quando esta o pico da geração da fonte solar. Os sistemas de baterias como da Tesla powerwall que armazena a energia e libera em um momento posterior pode ajudar, e na verdade o que poucas pessoas percebem é que as baterias como esta são agora muito mais seguras, melhores para o meio-ambiente e mais baratos devido ao crescimento dos veículos elétricos. Apesar disso ainda é preciso mais tempo para que a produção seja grande o suficiente para tornar este tipo de tecnologia de armazenamento de energia onipresente.

O segundo problema de energia solar é que os melhores painéis são atualmente cerca de 30-35% eficiente. Mesmo que o carvão tradicional seja menos que 50% eficiente, ainda há um caminho a percorrer em termos de eficiência solar, mas isso deve certamente melhorar na medida que a tecnologia se espalhar nos anos que vem. E, finalmente, um problema com solar é que redes elétricas mais antigas, como as dos Estados Unidos e outros países exigiria uma grande quantidade de investimento em melhorias de infraestrutura para torná-los compatíveis com grande escala de energia solar.

Bem, então qual é a conclusão que podemos fazer aqui? Enquanto há algumas dúvidas que ainda restam e energia solar ainda não é perfeita há muita gente inteligente trabalhando no problema. E com um crescimento global de cerca de 40% ano-a-ano o progresso está acontecendo. Além disso os governos têm um novo entendimento de urgência para solar. Alemanha quer ter 35% solar na sua matriz da energia até 2020. China quer ter 20% solar em 2030 e a cidade de Sydney, na Austrália quer se tornar 100% solar até 2030! E ainda não mencionei a elaboração de planos para construir a maior e mais barata torre solar do mundo. o destaque deste vídeo não é uma questão de cada descoberta que você tem visto aqui hoje atingirá a produção em grande escala.

Conclusões

Mas a coisa que você deve lembrar e o que eu estou tentando mostrar a você neste vídeo é que esses eventos inovadores estão acontecendo em um monte de lugares com freqüência cada vez maior. Isto significa que as forças do progresso da indústria em células solares são susceptíveis de serem fortes indo para a frente e isso é emocionante. E só para terminar: eu acho que há algo intrinsecamente encantador sobre solar. Aquela idéia de poder ganhar energia utilizável a partir do Sol, na forma gratuita.

Obrigado por assistir amigo, espero que você tenha aprendido uma coisa ou outra. Sinta-se a vontade para dar a este vídeo uma curtida se você gostou e se inscrever para o canal. Este tem sido Dagogo e você tem assistido Coldfusion TV. Valeu e a gente se vê novamente em breve para o próximo vídeo.

Tradução Português: Blog COSOL  

Fonte: ColdfusionTV