BNDES amplia crédito para energia solar e reduz para hidrelétricas e térmicas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social anunciou na última segunda-feira (03/10) a sua nova política de financiamento direcionado à energia. Ampliando os empréstimos TJLP para os projetos de energia solar, reduzindo o teto para as hidrelétricas e extinguindo o apoio as térmicas movidas a carvão e óleo. 

De acordo com Marilene Ramos, diretora de infraestrutura e sustentabilidade do BNDES, os novos termos adequam-se a estratégia do governo para o setor de energia, que busca maior apoio as fontes renováveis e melhor valor nos projetos.

Com o alvo de intensificar uma maior participação de capital privado no setor, o banco reduziu de 70% para 50% o teto de financiamento para projetos de hidrelétricas. Para o segmento de geração de energia solar o teto foi ampliado de 70% para 80%. Para outras fontes sustentáveis como eólica, biomassa e cogeração foi mantida o financiamento em 70%.

O empréstimo destinado as termelétricas a carvão e óleo, foram cortados pois são as fontes que possuem maior emissão de poluentes o que vai de encontro com os compromissos, de ampliar a participação das energias renováveis na matriz energética, firmados pelo Brasil no acordo de Paris.

Os limites do apoio anunciado pelo BNDES refere-se aos itens produzidos no Brasil. O financiamento do banco pode chegar a 80% desses itens, sendo que os percentuais que excedam ao teto da TJLP serão financiados a custos de mercado.

* TJLP: Taxas de Juros de Longo Prazo.

Referência: Valor Econômico; O Diário.


Olá, vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui e iremos te enviar alguns emails com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um consumidor de energia, investidor, epecista ou apenas interessado neste maravilhoso mundo da sustentabilidade!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Contamos muito com a sua presença neste papo!