Como a tarifa de energia impacta o meu negócio?

As elevadas tarifas de energia elétrica no Brasil, mesmo em épocas que não contam com o sistema de bandeiras tarifárias, impactam diretamente o andamento das empresas brasileiras frente ao cenário nacional e mundial, sejam essas de pequeno, médio ou grande porte.

 
Entenda como a tarifa de energia interfere na sua vida.

Entenda como a tarifa de energia interfere na sua vida.

 

A maioria das micro e pequenas empresas (MPEs) fazem parte do grupo que paga tarifa de baixa tensão, mais cara que a energia de alta tensão fornecida a empreendimentos de grande porte, onde existem transformadores próprios que rebaixam à tensão apropriada ao perfil de consumo.

Na situação dos últimos anos, onde as secas exigem que parte da demanda por energia seja abastecida por usinas térmicas, o preço das tarifas em eletricidade aumentou significativamente. A alta no preço da geração de energia elétrica repassada pelas distribuidoras aos consumidores junto à variação mensal desse preço por conta do sistema de bandeiras tarifárias, faz com que as MPEs percam a competitividade e autonomia de planejamento.

Como apontado no Portal SEBRAE , isso se deve ao fato de que energia é um fator de custo para esse setor produtivo, sendo uma das variáveis relacionadas diretamente ao custo fixo dos negócios. Assim, uma empresa ineficiente energeticamente tem um maior custo fixo, o que ocasiona a redução da rentabilidade do negócio e, normalmente, isso é repassado ao consumidor.

Nesse cenário, a redução da conta de energia elétrica entra como medida estratégica no setor comercial e de serviços. Para alcançar esse objetivo, o investimento em fontes alternativas como a energia solar fotovoltaica é uma ótima opção, uma vez que ela funciona como provedora adicional de eletricidade e sem risco de esgotamento. Esse impacto na conta possibilita um melhor gerenciamento dos custos de energia elétrica partindo do ciclo produtivo até às vendas. A economia e capacidade de investimento aumentam a competitividade no mercado, a produção e os postos de trabalho.

Instalação de painéis fotovoltaicos.

Instalação de painéis fotovoltaicos.

No caso de painéis fotovoltaicos, além do ganho econômico há ainda ganhos indiretos, como o ambiental, por se tratar de uma energia renovável, e comercial, por ser um componente que agrega valor ao nome da empresa e que possibilita a obtenção de certificados e selos.

 

 

Fonte: Marcela Rezende