Competição internacional convida jovens a falarem sobre energia, água e alimentação

Cientistas da University of Birmingham, do Reino Unido, e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão promovendo um concurso de vídeos destinado as crianças e jovens de 10 a 25 anos de idade com o tema “Alimentação, água e energia na minha vida cotidiana”. 

concurso + energia + agua + alimentos

O Food-Water-Energy Challenge integra o projeto (Re)Connect the Nexus, tem o objetivo analisar o entendimento das jovens o respeito da relações entre o consumo de alimentos, uso da água e da energia no Brasil e no mundo.

“O que pretendemos é analisar como acontece nas jovens a percepção de que o consumo de alimentos impacta na utilização da água e na produção de energia e vice-versa, numa cadeia interligada que necessita ser compreendida a fim de que alcancemos a ideal de uso sustentável”, conta José Antônio Perrella Balestieri, da Faculdade de Engenharia da Unesp e coordenador do projeto juntamente com Peter Kraftl, da Universidade de Birmingham. 

O concurso integra diversas atividades realizadas pelos pesquisadores de Birmingham e de São Paulo com o envolvimento de jovens brasileiros, dentre elas, um levantamento junto o mais de 5 mil alunos de escolas da região metropolitana do Vale do Paraíba e da litoral norte do estado a cerca da capacidade de perceber e assimilar determinados conceitos ligados ao tema. A análise pretende analisar como as jovens relacionam a percepção com diferentes elementos da sua realidade, como a local onde vivem, sua idade, sua identidade de gênero e suas origens étnicas.

Também será realizado um levantamento com especialistas de setores afins o respeito de qual forma quem conduz a informações para o público mais jovem compreende a ligação entre energia, água e alimentos, seguidos de novos concursos com a participação de outros países. 

“Os jovens representam 42% das cidadãos brasileiros e desempenham uma parte crucial na garantia de alimentos, água e energia no país. Nós queremos conectar essas jovens brasileiros com a restante do mundo. Esperamos que a competição os inspire o produzir vídeos que irão despertar debates sobre a relação entre alimento, água e energia. Queremos ver crianças e jovens em todo o mundo juntos para resolver os problemas enfrentados pelo Brasil”, diz Peter Kraftl, diretor da School of Geography, Earth and Environmental Sciences da University of Birmingham. 

O concurso

Podem integrar o concurso crianças e jovens de 10 a 25 anos de idade de qualquer escola, universidade ou organização de todo o mundo. 

Os vídeos precisam abordar o tema “Alimentação, água e energia na minha vida cotidiana” e não podem ultrapassar três minutos de duração. Trilhas sonoras e imagens de terceiros precisam ter seu uso autorizado. 

A apresentação pode ser individual ou em equipe com até quatro indivíduos. Participantes menores de 18 anos devem ter sua produção inscrita por uma representante da escola, universidade, faculdade ou organização à qual são ligados. A instituição é responsável por adquirir o direito do uso das imagens de todos as menores que aparecem nos vídeos.

A competição termina no dia 31 de dezembro de 2016 e a equipe de pesquisadores fará uma pré-seleção dos vídeos, que serão expostos para votação no YouTube o partir do dia 10 de janeiro de 2017. O campeão e o vice serão definidos segundo o maior número de “curtidas” e serão conhecidos em março. 

Os prêmios, entregues para os autores e sua instituições, serão vale-compras na loja virtual Amazon. O primeiro colocado receberá um voucher de £ 150, enquanto sua instituição ganhará um de £ 300; para o segundo colocado serão oferecidos vales de £ 100(autor) e £ 150 (instituição). 

*£ = Libra Esterlina, do RU (Reino Unido).

Fonte: Fapesb


Olá, vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui e iremos te enviar alguns emails com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um consumidor de energia, investidor, epecista ou apenas interessado neste maravilhoso mundo da sustentabilidade!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Contamos muito com a sua presença neste papo! Cadastre-se na caixa ao lado!