40 farmácias da rede Pague Menos são abastecidas por condomínio solar

O Condomínio localizado na cidade de Tabuleiro do Norte, no Ceará, construído pela Enel começou a fornecer energia para as farmácias.

Condomínio solar na cidade de Tabuleiro do Norte. 

Condomínio solar na cidade de Tabuleiro do Norte. 

Esse é o primeiro condomínio solar no Brasil funcionando através da geração compartilhada. Possui 3.420 placas fotovoltaicas, a planta possui potência instalada de 1.060 kWp, o bastante para abastecer aproximadamente 900 casas, todos os dias. Foram investidos R$ 7 milhões na elaboração e construção do projeto, a fim de abastecer 40 lojas da rede Pague Menos com energia solar.

A construção funciona como um condomínio, com vários lotes de microgeração que são utilizados através do autoconsumo remoto. Rafael Coelho, o responsável pela área de geração distribuída da empresa comenta que o condomínio funciona da mesma forma que uma instalação solar fotovoltaica em uma residência, mas com a vantagem de não necessitar de um espaço para os painéis no telhado. "Com esse modelo o cliente garante o preço da energia antecipadamente e obtém descontos na conta de luz, pois toda a energia gerada será injetada na rede elétrica", explica.

A única rede de farmácias presente em todos os estados brasileiros, inclusive no DF, receberá 1.750 MWh por ano, para atender a suas lojas localizadas no Ceará, o que representará uma economia de 8% por mês na conta de luz. 

Fonte: Redação Blog COSOL. 


Olá, vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui e iremos te enviar alguns emails com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um consumidor de energia, investidor, epecista ou apenas interessado neste maravilhoso mundo da sustentabilidade!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Contamos muito com a sua presença neste papo! Cadastre-se na caixa ao lado!