Conheça mais sobre a Energia Solar

Sustentabilidade é um termo que está na moda, o que significa que cada vez mais pessoas e empresas valorizam atitudes e decisões sustentáveis, em busca de garantir maior proteção ao meio ambiente e planeta que vivemos. Dentre as diversas tecnologias que especialistas desenvolveram para que a vida moderna se torne sustentável o suficiente para o planeta terra, se destacam as diversas alternativas de produção de energia limpa, aquelas que não resultam em danos para o ambiente. Um dos modelos de produção desse tipo de energia que tem chamado a atenção de pessoas, empresas e governos é a energia solar.

Foto: DINO.

Foto: DINO.

A energia solar nada mais é do que a utilização da luz emitida através de sol a fim de gerar uma forma de energia que pode ser usada para abastecer e movimentar as nossas atividades no planeta. Essa geração de energia limpa é tida por diversos especialistas como uma da soluções a fim de garantir o desenvolvimento sustentável da atividade humana na terra, pelo motivo do sol ser uma fonte inesgotável de aquecimento, iluminação e eletricidade para nós. 

Em países como o Brasil, onde a incidência solar em todos os meses do ano é considerada alta, o uso desse tipo de energia é visto como essencial para sustentar as atividades individuais e profissionais da população.

Para transformar a energia da radiação solar - tanto a parte de energia térmica quanto a parte visível - em elétrica ou mecânica, é preciso utilizar coletores solares criados com placas capazes de absorvê-la. A produção dessa energia é, portanto, feita de forma direta, com a transformação do espectro visível ou infravermelho nas placas, gerando a corrente elétrica ou o aquecimento desejado para a atividade determinada. O grande problema que as placas de energia solar enfrentam, por muito tempo após sua descoberta e desenvolvimento, é que o rendimento elétrico era muito baixo quando comparado com o custo elevado desse material, impossibilitando seu uso em largas escalas nas empresas e imóveis residenciais em diferentes lugares do mundo.

Mesmo que seu alto custo possa, inicialmente, assustar boa parte dos interessados em utilizar os benefícios dessa tecnologia, a energia solar tem conquistado espaço no mercado brasileiro, especialmente por permitir uma grande economia em contas de gás ou luz à longo prazo, fazendo valer a pena o investimento nos painéis fotovoltaicos. Por esse motivo é possível observar hoje muitas empresas, condomínios residenciais e estabelecimentos rurais que optam pela instalação de placas de energia solar, visando este benefício econômico e sustentável para o futuro. O espaço para as placas pode ser aproveitado em telhados de casas, na cobertura de grandes prédios, em grandes campos planos e em qualquer outro local onde a incidência de luz solar seja frequente e constante durante todo o ano, especialmente nos condomínios solares.

Optar por utilizar a energia solar é permitir se beneficiar das diversas características vantajosas dessa fonte. Além de ser considerado um bem limpo e renovável, ela também é considerada segura, não poluente e bastante econômica quando seu uso é valorizado à longo prazo. Estes são apenas alguns dos motivos que levam cada vez mais pessoas e empresas a buscar a energia solar como solução para sua necessidade de eletricidade e aquecimento no Brasil.

Fonte: DINO.