Criptomoeda SolarCoin lhe paga por se tornar sustentável

Uma nova criptomoeda com uma torção movida a energia solar poderia ser apenas o incentivo que precisamos para fazer a mudança para a energia limpa. Enquanto a maioria dos cryptomoedas são apenas cópias temáticas de Bitcoin - como o Dogecoin, com base em um meme famoso internet, é um exemplo notável - SolarCoins são um pouco mais difícil de ganhar.

solarcoin cosol

SolarCoin é baseado na tecnologia Bitcoin, mas para além da forma usual de geração de moedas através da mineração, trituração de números para tentar resolver um quebra-cabeça criptográfico, as pessoas podem ganhar deles como uma recompensa para a geração de energia solar.

Pessoas gerando energia solar receberão certificados de energia renovável solar de sua empresa de energia em troca de alimentação de um megawatt-hora de eletricidade de volta para a grid. Estes certificados já são negociados em troca de dinheiro, mas ao apresentar um desses para os organizadores de SolarCoin você receberá uma moeda. É verdade, as moedas são inúteis no momento, mas se as pessoas começarem a utiliza-las para apoiar a energia solar, deve ter valor.

O porta-voz da SolarCoin Fundação, Nick Gogerty diz que o incentivo está apontando para $ 20 a $ 30 por SolarCoin, efetivamente proporcionando donos de painéis solares com uma tarifa feed-in crowdfunded e incentivar mais pessoas a participar.

SolarCoin - Criptomoeda de energia solar

SolarCoin - Criptomoeda de energia solar

SolarCoin escolheu a geração solar, em vez de outra tecnologia renovável porque o investimento em painéis solares é mais fácil do que em turbinas de vento, por exemplo. "Solar é interessante porque pode ser muito popular", diz Gogerty. Ele e um colega conceberam um ativo-backed de energia em 2011, mas não poderia fazer a ideia funcionar sem um banco central. Bitcoin torna desnecessário o banco. "Estamos muito gratos por Bitcoin estar levando a mudança."

Bitcoin foi acusado de desperdício de energia no passado por causa do poder de computação que leva para minerar as moedas, mas Gogerty diz que SolarCoin é 50 vezes mais eficiente em termos energéticos, porque seu algoritmo permite que o número total de moedas a ser extraído mais rápido - e isso antes do aumento de energia proveniente de novos painéis solares.

Se a SolarCoin der certo, o modelo poderá até mesmo ser aplicado a outros projetos ambientais, tais como a conservação da floresta tropical ou espécies ameaçadas. "Se alguém puder aplicar o mecanismo e a abordagem, será uma grande coisa", diz Gogerty.

Jem Bendell da Universidade de Cumbria, Reino Unido, diz que a  SolarCoin é uma ideia interessante. "O que isso mostra é que podemos usar esta tecnologia que fornece um distribuído, seguro, público, recorde mundial para outras coisas." Mas ele adverte que muitas novas moedas estão se lançando na parte de trás da corrida do ouro do Bitcoin, e nem todas vão durar . "O sucesso ou o fracasso de SolarCoin será se as pessoas comprá-lo."

Fonte: Newscientist