Dicas de como ser uma empresa sustentável

Demasiadamente tem se comentado sobre sustentabilidade nos últimos anos e, dentro das empresas, não poderia ser diferente. Atualmente diversas empresas têm se evidenciado preocupadas com a gestão sustentável através de práticas ambientalmente mais conscientes, buscando as melhores caminhos com intenção de ser uma empresa sustentável. 

Graças o isso, as companhias têm reduzido o impacto sobre as suas atividades, ainda que que pequenas, buscando igualmente produtos e serviços mais saudáveis e com políticas ambientais mais fortalecidas. Sabe-se que as punições e a legislação têm colaborado e bastante para a sustentabilidade. Dessa forma, várias organizações têm empregado alguma atitudes importantes em virtude desse caminho, fundamentadas na ISO 14001. 

O ISO 14001 é o motivador pela utilização dos melhores técnicas na gestão ambiental da organizações, seja qual for o tamanho da sua empresa, o exercício que desempenha e o ramo de operação. O relevante para adquirir o certificado são as atitudes da empresa referentes à inserção de uma política ambiental que priorize ao meio-ambiente, a começar por um programa de gestão competente.

Economia e sustentabilidade

É perceptível que as gestões estão tentando diminuir o consumo, inovando em diversos pontos fundamentais, através de um conjunto da adesão de novas visões. Com relação o isso, vários dos gastos despendidos pelas empresas se referem à energia. Uma atitude simples, mas que colabora na preservação, é a manutenção elétrica na empresa e a troca de lâmpadas tradicionais por LED. Já uma atitude com maior significado que está sendo adotada por diversas empresas é a utilização de energias limpas, como por exemplo, o uso de energia solar, que preserva o meio ambiente e contribui na economia financeira.

Além disso é relevante verificar o consumo de energia dos produtos utilizados e adquiridos, como refrigerador, ar condicionado, além de outros mais. Além da energia, a segmentação do lixo e reutilização das embalagens é um aspecto ecologicamente correto e que precisa ser aplicado. A coleta seletiva deve ser feita por recicláveis ou orgânicos e as materiais que conseguem ser reaproveitados devem ser separados em papéis, plásticos, metais e vidros, atribuindo-lhes valor. 

Hoje em dia, várias instituições possuem projetos sociais e ecológicos que utilizam o reaproveitamento de materiais, diminuindo os gastos e o desperdício, além de colaborar na economia. É interessante também perceber que algum materiais precisam ser descartados de maneira correta por causa de à sua alta contaminação da solo, como o lixo eletrônico, os pilhas e baterias e as lâmpadas fluorescentes. 

Outro exemplo de prática ambientalmente consciente é o controle de gastos desnecessários com papéis e copos descartáveis, por exemplo. Esse é outro aspecto habitual da organizações preocupadas com as sustentabilidade. Empresas têm motivado os funcionários a utilizarem canecas preferencialmente, em vez de dos copos descartáveis, além do uso de papel 100% reciclado e em quantidade reduzida. São ideias simples, mas que garantem a economia por conta do não desperdício. 

Além do mais, pode-se também citar nesse processo outro argumento que vem mudando a mentalidade dos gestores é o reaproveitamento da água. Embora seja um processo que necessita de um pouco mais de investimento da empresa, uma vez que é preciso apostar em tecnologia para reaproveitar a água ou, em algum casos, descontaminá-la, a ideia é lucrativa o longo prazo. 

Levando esses aspectos em consideração, nota-se que através de pequenos gestos podemos conseguir notáveis transformações em relação aos problemas ecológicos. Socorrer o planeta parti de uma mudança comportamental de todos o que trabalham em um negócio ou que fazem parte dele. Dessa forma, as empresas verdes, ou sustentáveis, vieram para ficar. São verdadeiros exemplos de modelos econômicos, sociais e ambientais.

Referência: EcoDesenvolvimento; DNA do Empreendedor


Olá, vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui e iremos te enviar alguns emails com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um consumidor de energia, investidor, epecista ou apenas interessado neste maravilhoso mundo da sustentabilidade!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Contamos muito com a sua presença neste papo! Cadastre-se na caixa ao lado!