Startup recebe R$ 400 mil em Edital de Inovação para a Indústria

A Startup COSOL Condomínio Solar foi uma das selecionadas do Edital de Inovação da SENAI com seu projeto de inovação Internet de Energias Renováveis (IoRE). A proposta do projeto é executar transações, como pagamentos e contabilidade, referentes a energia distribuída renovável utilizando a tecnologia do Blockchain e medidores de energia IoT.

 
  Photo by IMG

Photo by IMG

 

O Edital teve início em 2004 e tem como objetivo apoiar empresas, de todos os portes, afim de desenvolver produtos, processos e serviços inovadores. O resultado referente a 2017 foi divulgado em fevereiro de 2018, onde 42 empresas de todo o Brasil foram premiadas de milhares escritos.

A equipe da COSOL se destaca no setor de energia pela criação de um mercado online que possibilita transações de energia a partir da geração distribuída solar fotovoltaica, usando a tecnologia Blockchain como base de dados distribuídos. O projeto é denominado IoRE (Internet of Renewable Energy). A tecnologia inovadora IoRE já havia sido premiado, recebendo a Medalha de Prata no competição internacional de inovação de energia EDP Open Innovation 2017 em Lisboa. 

Desenvolvida por Csaba Sulyok, pesquisador de doutorado da UFBA, a proposta é inovadora pois facilita a conexão direta entre os produtores e consumidores de energia, que desejam adquirir lotes em fazendas de geração distribuída solar de forma remota. Com isso os usuários têm a liberdade de alugar cotas para receber o fornecimento de energia limpa e economizar. Além disso o IoRE administra a compra de energia, monitora e informa o uso de energia via a plataforma da COSOL.

Os projetos selecionados terão o suporte de R$ 400 mil, no formato de prestação de serviços, dos Institutos de Inovação e Tecnologia do SENAI para realizar a execução e o desenvolvimento do projeto. O Edital é uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI) para o desenvolvimento de projetos inovadores em empresas industriais e startups de base tecnológica.

Ao longos dos 14 anos, no total, apenas 649 empresas receberam apoio para desenvolver projetos inovadores com a SENAI. 

 

Referência: Portal da Indústria



SIGA A COSOL NO MEDIUM: MEDIUM.COM/COSOL

ENTRE EM CONTATO ATRAVÉS DO E-MAIL: blogcosol@gmail.com