Energias limpas já são mais baratas do que os combustíveis fósseis

Uma pesquisa comparou os custos da geração de energia em usinas de carvão, gás, eólica e solar. A diminuição nos custos da energia solar e eólica tornaram essas duas opções a mais competitivas.  

Os custos da geração de energias renováveis são, na média global, inferiores aos dos combustíveis fósseis e as usinas de energia limpa se tornarão ainda mais competitivas em 2020. Esta são os principais conclusões da recente análise divulgada pela Carbon Tracker Initiative, de Londres.

“As importantes figuras políticas e os investidores verdadeiramente precisam questionar as suposições o respeito de custos de tecnologia que não foram atualizadas para o processo de descarbonização deflagrado pelo Acordo de Paris. Arquitetar novas usinas de carvão e gás usando as taxas de ocupação e vida útil no cenário atual é a receita para ativos ociosos no futuro”, alertou o chefe de pesquisa da Carbon Tracker, James Leaton. 

O relatório nomeado “Fim da ocupação do carvão e do gás?” compara os custos da geração de energia de quatro usinas recém construídas: carvão, gás, eólica e de energia solar. O registro aplica uma avaliação de sensibilidade referente o um custo nivelado de eletricidade utilizando três cenários: um cenário tendo como referência 2016, um cenário atualizado de 2016 e um cenário para 2020 baseado no roteiro que devemos seguir a fim de mantermos a temperatura do planeta abaixo dos 2°C, na qual as decisões de investimento precisam levar em consideração as tendências de descarbonização.

A comparação indica que as taxas de ocupação reduzidas e vidas úteis mais curtas são o futuro para as usinas de carvão e gás em um mundo que é cada vez mais descarbonizado, o que prejudica significativamente a economia das usinas. Ao passo que a combinação do menor custo de capital com as tecnologias mais baratas destinado o a energia solar e eólica beneficiarão a posição competitiva relativa das energias renováveis. 60% do dinheiro investido em geração de energia previsto para ser gasto em energias renováveis, será impulsionado pela China, União Europeia, Estados Unidos e Índia. 

Esta análise explica porque as energias renováveis já são a opção mais barata em vários mercados. Esta tendência é susceptível de se espalhar à medida que o crescimento das energias renováveis prejudica a economia de combustíveis fósseis", disse Paul Dowling co-autor do relatório.

O estudo constata inclusive que o rumo da economia pós-2020 irá levar as energias renováveis, em média, a um custo ainda mais competitivo, ainda que os preços dos combustíveis fósseis caíam e os preços do carbono permanecerem modestos. 

O gráfico abaixo (com dados em inglês) demostra a transição dos custos globais médios relativas o partir de números de referência de 2016 até indicadores operacionais atualizados para um planeta de baixo carbono pós-2020.

energias renovaveis + cosol

Fonte: Energy Saving Trust;Ciclo Vivo; UOL.


Olá, vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui e iremos te enviar alguns emails com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um consumidor de energia, investidor, epecista ou apenas interessado neste maravilhoso mundo da sustentabilidade!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Contamos muito com a sua presença neste papo! Cadastre-se na caixa ao lado!