Entrevista com o fundador da COSOL no CBN Imóveis

O fundador da COSOL - Condomínio Solar foi um dos convidados da CBN Imóveis, abordando o assunto da sustentabilidade. Csaba Sulyok, doutorando pela Universidade Federal da Bahia em energia e ambiente explicou o modelo que vem revolucionar a forma como usamos energia solar no Brasil.

Como afirmou no programa, a COSOL desenvolveu um modelo que dobra a eficiência econômica de energia solar em três etapas. Em vez de instalações pequenas no telhado a COSOL desenvolve usinas aproveitando os benefícios da economia da escala. As usinas são localizadas em áreas com ate 20% maior radiação solar comparado aos grandes centros urbanos. As plantas fotovoltaicas ainda estão equipadas com um sistema girassol que acompanha o sol ao longo do dia, gerando 25% mais energia que instalações fixas no telhado.

O fundador também explica como funcionam as regras da geração distribuída de energia elétrica atualizadas em Março desse ano pela ANEEL. Com as novas regras é possível a geração remota e compartilhada. Estas regras que possibilitam o modelo aplicado pela COSOL, onde cada consumidor poderá ter seu lote de energia solar gerando a própria energia remotamente.

csaba sulyok cbn imóveis energia solar cosol