FGV Energia - Recursos Energéticos Distribuídos

Rio, 15 de Junho 2016, a FGV Energia organizou um evento de lançamento do Caderno de Recursos Energéticos Distribuídos que publicou recentemente.

Especialistas no evento da FGV Energia. Daniel Vieira da ANEEL (esquerda), Paulo Cunha da FGV (centro) e Gustavo Pimentel da SITAWI (direita)

Especialistas no evento da FGV Energia. Daniel Vieira da ANEEL (esquerda), Paulo Cunha da FGV (centro) e Gustavo Pimentel da SITAWI (direita)

Gustavo Pimentel, SITAWI, falou sobre as dificuldades resultando da assimetria da informação entre empresas de energia solar e consumidores, criando uma barreira frente a entrada para desfrutar a geração distribuída (GD). Fica atento que ele menciona a COSOL dizendo que viu um anuncio no Facebook e achou que o 20% do retorno é uma esquema de pirâmide. Conversou sobre as dificuldades do financiamento e do leasing e sobre fundos de investimentos.

Nesse audio Gustavo Pimentel compara vários modelos de negócios na geração distribuída e como levantar o interesse e confiança do investidor. Menciona vários fundos no mercado do capitais como Green Bonds ou seja Dívidas Verdes.

Daneil Vieira, especialista da ANEEL apresentando na FGV Energia

Daneil Vieira, especialista da ANEEL apresentando na FGV Energia

Daniel Vieira, especialista da geração distribuída da ANEEL, responde a pergunta do fundador da COSOL, Csaba Sulyok sobre isenção do ICMS no caso do condomínio solar entre 1 e 5 MW de potência. Daniel Viera aponta que o convênio 16 da CONFAZ ainda não foi adequada a nova resolução normativa 687/15 da ANEEL. Seria um próximo passo lógico.

Daniel Vieira da ANEEL explica o que significa a vedação na REN 687/15 sobre a divisão de maior unidade geradora (30 MW por exemplo) para unidades geradoras menores (5 MW cada) para se adequar na geração distribuída. Chama atenção que o sistema de compensação de 1 kWh por 1 kWh não vai continuar para sempre. Na medida que aumenta o volume da GD a compensação pode cair para um relação de geração e compensação pior para novos clientes.

Gustavo Pimentel fala sobre a evolução da GD em função da isenção do ICMS e sobre os riscos e desafios dos financeiros. Daniel Vieira encerra o evento pedindo a divulgação do Caderno de Recursos Energéticos Distribuídos, disponível nesse link.

Daniel Vieira explica nesse audio como podem ser constituídas cooperativas e condomínios solares definindo o porcentual de cada integrante do consórcio. No final da gravação indica como obter informações sobre dúvida no assunto geração compartilhada.

Ricardo Gorini da Empresa de Pesquisa Energética, EPE, explica como os mecanismos da geração distribuída podem prevenir impactos ambientais graves resultando de emissões de gases de efeito de estufa. Contextualiza também o modelo Brasileiro dentro das políticas energéticas mundiais.

Lavinia Hollanda da FGV enfatiza a importância da redução das gases de efeito estufa e destaca a necessidade de definir claramente os principais objetivos das políticas públicas da energia.


Clique a imagem do caderno para iniciar o download.

FGV Energia: Recursos Energéticos Distribuídos

FGV Energia: Recursos Energéticos Distribuídos