Grandes empresários criam fundo de investimento para energia renovável

Um time de grandes milionários por todo o mundo, na qual se inclui Bill Gates, revelou no ultimo domingo um inovador fundo de investimento de aproximadamente mil milhões de dólares destinado o financiar os avanços na produção de energia renovável. 

O fundo, nomeado Dubbed Breakthrough Energy Ventures, tem como objetivo inserir dinheiro em ativos e tecnologia energética que a longo prazo seja capaz reduzir a emissão do gases de efeito de estufa.

Os investidores incluem Jeff Bezos, fundador da Amazon, Richard Branson,da Virgin, Jack Ma, dirigente da Alibaba, John Arnold, um multimilionário que comercializa gás natural, e tambémo fundador da cadeia de hotéis Kingdom, Alwaleed Bin Talal. No ano passado, Bill Gates já avia anunciado a coligação chamada  Breakthrough Energy, um grupo de investidores que prometeu dedicar parte das suas fortunas nas tecnologias energéticas.

Sinto-me virtuoso por trabalhar com estes investidores a fim de construir uma fundação poderosa de investimento público nas pesquisas energéticas”, disse Bill Gates num comunicado. “O nosso propósito é construir empresas que ajudem o expandir a próxima geração de energia livre de emissões para o mundo”. 

Bill Gates, co-fundador da Microsoft, passou grande parcela do último ano o apelar para avanços na geração energética. Para Gates, ações como energia solar, nuclear e carros elétricos podem resolver, o curto prazo, o problema do aquecimento global. 

O co-fundador da Microsoft apoiou, diretamente, algumas startups de energia e encorajou demais CEO a seguirem o seu caminho.

Fonte: Economia Online, por Pedro Sousa Carvalho.