Hidrelétrica é mesmo renovável? Renovável é sustentável?

Postado originalmente no Linkedin, por Suzane Gomes.

Para alguns países no mundo, essa resposta é um sonoro SIM. Mas, aqui em terras brazuca, na minha opinião isso é bem contraditório.

energias + energia solar +sustentavel

Energia renovável é aquela que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, rios, marés e energia geotérmica. O carvão, urânio e petróleo também são recursos naturais, porém, existem em quantidade limitada. Teoricamente, seria energia renovável aquela oriunda de fonte que seriam inesgotáveis.

Hoje vivemos um universo onde tudo deve obrigatoriamente fazer sentido. E fazer sentido em todos os sentidos.

Não faz sentido algo ser considerado renovável e não ser sustentável.

Não faz sentido inundar áreas enormes no norte do país para que aqui no sul possamos usar secadores de cabelos diariamente, limpar nossas casas com equipamentos "futurísticos" elétricos, utilizarmos aquecedores no inverno e ar condicionado no verão 100% do tempo.

Não faz sentido esgotar qualquer outro recurso natural em prol da geração energia elétrica.

Não faz sentido não rever a nossa matriz energética.

Mas, faz todo sentido, rever nossas opções de micro-geração de energia, rever nossos consumos de energia, rever os eletrodomésticos que utilizamos, rever nossos padrões de consumo de energia, rever os padrões de consumo das marcas que consumimos para esteja alinhado com nossos valores.

Porém, na minha opinião, faz sentido também darmos um passo a frente e refletirmos sobre energias sustentáveis, pois inundar grandes áreas, deslocar populações, cobrir áreas naturais com água, definitivamente não é sustentável social, ambiental e economicamente.

Nessa perspectiva a energia solar tem como objetivo de avançar no Brasil para mostrar que é possível e viável produzir energia sustentável através de um meio de geração do qual possui abundante recurso, sendo um dos melhores países no quesito radiação solar.


Olá, vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e iremos te enviar alguns emails com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um consumidor de energia, investidor, epecista ou apenas interessado neste maravilhoso mundo da sustentabilidade!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Contamos muito com a sua presença neste papo! Cadastre-se na caixa ao lado!