Tesla mostra que é possível alimentar uma ilha inteira utilizando a energia solar

A SolarCity, empresa comprada há pouco tempo pela Tesla, anunciou nesta terça-feira, 22, que está realizando um experimento onde abastece uma ilha inteira através de energia solar. 

A ilha de Ta'u, a mais oriental de Samoa, possui uma população de 600 pessoas e um grande problema: precisava utilizar geradores à diesel a fim de ter energia elétrica e consumiam 1.1 mil litros de diesel em 1 hora. Além de poluente, o método era muito inefetivo, visto que havia o desafio logístico de trazer o combustível para essa remota ilha. 

A solução da SolarCity e da Tesla envolve uma usina de energia solar com 1.34 megawatts de energia, numtotal de 5.328 painéis solares. Ela resolve a falta de disponibilidade do sol com 6 megawatts hora de armazenamento, composta por 60 Tesla Powerpacks (baterias). Esse agrupamento assegura que a ilha continue com energia mesmo que fique 3 dias sem que o sol "dê as caras", e é capaz de ser recarregada inteiramente em 7 horas de exposição ao sol. 

Assista o vídeo de divulgação fornecido pela empresa(em inglês):

Fonte: SolarCity


Olá, vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui e iremos te enviar alguns emails com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um consumidor de energia, investidor, epecista ou apenas interessado neste maravilhoso mundo da sustentabilidade!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Contamos muito com a sua presença neste papo! Cadastre-se na caixa ao lado!