Linhas de créditos para sistemas fotovoltaicos

american-public-power-association-419672-unsplash.jpg

O tema energias renováveis está constantemente em pauta nos jornais e na internet. Empresas estrangeiras vieram para o Brasil e as que já estão aqui ou já investem ou estudam a possibilidade de entrar neste segmento. Um mundo de oportunidades para quem deseja ter um consumo sustentável e para quem deseja investir. Para melhorar esse ambiente, o Governo Federal ainda incentiva com isenções fiscais, compensação e crédito mais barato para quem desejam construir usinas solares.

Sobre libereção de verba para BNDES:

Mas para quem quer investir e não tem em mãos o montante necessário, tem jeito? A resposta é sim. Instituições privadas e bancos de fomento oferecem financiamentos para realizar a sua usina. Aqui explicamos como eles funcionam e listamos alguns disponíveis no mercado.

Como funcionam

Estes financiamentos são voltados para aquisição dos sistemas fotovoltaicos necessários para a construção da sua usina. Como esses equipamentos de alta tecnologia ajudam a reduzir o efeito estufa e contribuem com a eficiência de entrega energética para a população, o governo dá incentivos para quem deseja montar uma usina.

Quem oferece

Quem tiver interesse deve procurar o BNDES ou uma instituição financeira credenciada para fazer a solicitação. É um processo burocrático e demanda tempo e elaboração de documentos e a COSOL pode te ajudar nesse processo.

Como a Cosol pode te ajudar

A COSOL vem prestando serviços de assessoria para quem deseja ser investidor deste ramo, facilitando e agilizando o processo,. Nós elaboramos toda a documentação necessária e acompanhamos o processo até o fim, para garantir a materialização da sua usina.

Se você deseja solicitar um financiamento e deseja a ajuda e apoio da COSOL clique no link.

Juros

As taxas de juros podem ser pré-fixadas ou orientadas por uma fórmula de composição que vai depender do apoio que o BNDES dá para instituição, se direto ou indireto.

Quem pode solicitar este financiamento?

- Pessoas físicas

- Pessoas jurídicas

- Empresários individuais e microempreendedores

- Produtores rurais (pessoas físicas e jurídicas ou cooperativas)

- Entidades, órgãos e administração públicos, à exceção da União

- Fundações, associações e cooperativas.

Instituições financeiras

Apoio indireto
No apoio indireto o BNDES faz repasse de recursos para outras instituições financeiras (as credenciadas: como BB, Santander, Bradesco Etc). O pedido deve ser feito junto a essas instituições, caso o interessado seja cliente em alguma é válido perguntar ao gerente sobre linhas de crédito, assim será informado qual é a referência de documento necessário para solicitar. Para este modelo existem dois tipos de repasse a automática e a não automática, a primeira são solicitações até 20 milhões e a segunda o banco deverá fazer uma solicitação no BNDES para pedidos mais altos.

 

Financiamento de Energia Solar Santander → Em 2018 o banco liberou créditos para com juros a partir de 0,99% AA e pretende liberar 1,8 bilhões para este programa.

          Financiamento de Energia Solar Caixa → A caixa liberou créditos com taxas de juros de 1,05% a.a. sem incidência de IOF (através do BNDES) e com carência de 84 meses e uma diferença de spread de 1,42%.

Apoio direto
O apoio direto é caracterizado pelo apoio direto do BNDES, ou seja, é ele quem oferece o benefício do financiamento e também quem assume  o risco. O cliente deve enviar a solicitação para o banco com as informações necessária, para saber mais sobre existe um modelo de roteiro para solicitar o financiamento, disponível no site do BNDES. São varias linhas de crédito, cada uma com particularidades diferentes, a seguir algumas das melhores para se conseguir financiamento para construção de usinas solares.

 

- BNDES Finem – Geração de energia  

- BNDES Finem – Eficiência Energética

- Fundo Clima – Subprograma Energias Renováveis

- Fundo Clima – Subprograma Máquinas e Equipamentos Eficientes

- Inovagro

- Pronaf Eco

- Fundo de Financiamento para Aquisição de Máquinas e Equipamento Industriais
- (FINAME)

- SICREDI
- Banco da Amazônia

- Sicoob

- Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO)