Nova sede da Apple: 100% de energia renovável

“Mudanças climáticas são reais. Assim como as medidas que estamos tomando.” É assim que a Apple trata o tema logo no início de sua página sobre meio ambiente e mudanças climáticas. 

Nova sede da Apple: 100% de energia renovável e 8 mil árvores.

Nova sede da Apple: 100% de energia renovável e 8 mil árvores.

Entre as conquistas para um mundo mais verde até agora, a gigante tecnológica norte-americana cita que “atualmente, 93% das nossas instalações ao redor do mundo usam energia renovável.” Além disso, a empresa conta que seus projetos de “4 gigawatts de energia renovável para 2020 em todo o mundo vão evitar que 30 milhões de toneladas métricas de carbono acabem na atmosfera. Isso equivale a seis milhões de automóveis a menos em circulação durante um ano.”

A nova sede da Apple

E para coroar a preocupação com a sustentabilidade do planeta, a companhia fundada por Steve Jobs irá inaugurar em breve sua nova sede, um complexo colossal em sua cidade natal, Cupertino, na Califórnia, com as instalações garantido que 100% da energia consumida sejam de fontes renováveis.

Os números impressionam:

  • As estruturas solares do estacionamento para 11 mil carros já estão quase 95% completas
  • Painéis solares irão produzir 16 megawatts de energia
  • Mais de 114 mil metros quadrados de vidro serão usados
  • O prédio principal terá ventilação natural durante 75% do ano
  • O local terá mais 8 mil árvores
  • A nova sede fica em um terreno de quase 550 mil metros quadrados
  • Uso máximo de energia por volta de 142 milhões de quilowatt-hora por ano

Batizado de Apple Campus 2, ou AC2, o novo complexo terá, o prédio principal em formato redondo, que muitas chamam de Nave Espacial, auditório, prédio de pesquisa, e uma ampla área verde, entre outras particularidades.

O projeto, bateu na casa dos 5 bilhões de dólares pra ser colocado de pé, incluindo uma das maiores estruturas empresariais do mundo em relação a instalações fotovoltaicas

A adoção de energia renovável por parte da Apple, no entanto, não é de hoje. A companhia instalou painéis solares em cerca de 800 telhados em Cingapura: “Esse projeto inovador produzirá energia suficiente para todos os escritórios da Apple em Cingapura e para cobrir nossa parte da energia utilizada pelos centro de dados compartilhado, que usamos para aumentar nossa capacidade de processamento.”

Fonte: Gabriel Guimarães