O crescimento da energia solar está reinventando o mundo dos negócios

A expansão das fontes renováveis, especificamente a solar, criou um negócio repleto de possibilidades e ocasionou o surgimento de novos e diferentes modelos de mercado mundo afora. Capitaneados por empresas e startups, os novos formatos ocorrem dentro do vazio deixado pelas fontes renováveis ao libertar consumidores das distribuidoras e aproveitam as viabilidades trazidas através do avanço da geração compartilhada de energia. 

Desde usinas solares comunitária a locação de placas solares, o maior parte desses negócios está nascendo no embalo da popularização dessa fonte. Entretanto não é à toa. A energia solar é o matriz que mais avança mundialmente. No Brasil, até 2050, 18% dos domicílios brasileiros contarão com geração fotovoltaica, de acordo com projeções da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

 

Os chamados consumidores "sem telhado"

No entanto o usuário não necessita instalar placas solares no seu telhado para conseguir os benefícios da energia solar. Aproveitando as mudanças nas regras da geração distribuída no país, que permite a compensação através da geração remota de energia, os condomínios solares comercializam cotas em uma usina solar, onde o cliente pode adquirir certa quantidade de lotes solares e se torna dono de uma fatia da usina solar sem os ônus da gestão do negócio. A energia produzida lá é compensada na conta de luz da cliente.

A recente resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) destinado o a geração distribuída no Brasil, possibilita que a equivalência de energia na tarifa seja ocorra através de geração remota, ou seja, os consumidores conseguem gerar sua própria energia a fim de obter de créditos na conta de luz em local diferente do ponto de consumo, desde que este lugar seja de domínio da mesma concessionária de energia. Essa possibilidade, que não existia antes, trouxe oportunidades de negócio para atender os chamados consumidores “sem telhado”.

 

Exemplos de empresas que lucram com energia solar

No Brasil, a startup COSOL atua facilitando a intermediação entre consumidores de energia, que desejam obter economia nas suas contas e energia com empresas que possam construir as usinas instaladas nos condomínios com o preço mais favorável possível e que dificilmente se encontrariam sem essa plataforma para a conexão. Para os consumidores é possível alugar ou comprar lotes nos condomínios.

Em Nova York, outra startup, a Transactive Grid, está testando um programa de distribuição direta de energia entre consumidores que fazem o uso de energia solar. A corporação desenvolveu um sistema para comercialização que une produtores e compradores de energia solar sem intermediação das empresas. Um software da startup usa a oscilação entre a oferta e a demanda para limitar os preços da energia.

Uma empresa do Texas, EUA fatura através do comércio de carregadores de celulares movidos a energia solar. Dentro de um planeta cada vez mais conectado, a NRG aluga tótens portáteis para estabelecimentos que desejam atender a urgência de seus clientes cujos aparelhos eletrônicos ficaram sem carga.

Durante o tempo que alguns desses serviços nasceram do zero, outro são efeito de um analise atenta de alguma empresas para novos nichos do mercado. Foi o que fez , por exemplo, a empresa sueca Ikea. Além do móveis e objetos de decoração, as clientes inclusive encontram painéis solares residenciais nas lojas da rede espalhadas pela Europa. A ação começou em 2013 pelas unidades do Reino Unido, depois de um estudo feito pela empresa onde observou-se que um em cada três britânicos disse que prezaria por investir em energia solar. O kit custa aproximadamente 5.150 euros, a equivalente a R$ 18,8 mil.

Referência: ANEEL; Gazeta do Povo.


Olá, vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui e iremos te enviar alguns emails com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um consumidor de energia, investidor, epecista ou apenas interessado neste maravilhoso mundo da sustentabilidade!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Contamos muito com a sua presença neste papo! Cadastre-se na caixa ao lado!