O que preciso saber antes de utilizar a energia solar?

A energia solar é uma dos maiores tendências no quesito de produção de energia limpa no mundo, com forte potencial de desenvolvimento para os próximos anos.

Fotografia: Jonathan Potts

Fotografia: Jonathan Potts

Mas a sua importância vai para além da tendência. Os painéis fotovoltaicos trazem notáveis benefícios para quem os usa como fonte de energia. Estes painéis são fabricados a partir de um tipo de material plástico, versátil, orgânico, que conseguem transformar a energia solar em elétrica . 

No um projeto residencial, por exemplo, os painéis geram a energia que você necessita a fim de suprir o consumo e, dependendo da capacidade, são capazes de inclusive mesmo produzir além das suas necessidades, gerando energia extra, que retorna para a concessionária. Além da opção de instalação nos telhados, existe a possibilidade de gerar energia através dos condomínios solares, essa é uma opção mais acessível e contempla também os consumidores que não possuem acesso ao telhado.

Se você possui interesse pela energia fotovoltaica, confira aqui algumas vantagens e os esclarecimentos necessários para você saber mais sobre essa fonte de energia maravilhosa!

Custo x Vantagem 

Energia solar é, sem sombra de dúvida, a fonte limpa mais econômica acessível atualmente. Os custos de instalação dos painéis estão baixando vertiginosamente e é fácil conseguir o retorno do investimento dentro de cerca de 10 anos, ou até menos. O gasto mensal com a fatura de energia similarmente ficara muito menor, claro. Isso sem mencionar os benefícios gerados para o meio ambiente e para a sustentabilidade proporcionados através da energia fotovoltaica.

Vida útil e manutenção 

Um painel solar possui vida útil de, em média, 25 anos. Demais componentes da estrutura têm períodos mais reduzidos de garantia, tal como o inversor, cerca de 5 anos e a estrutura de fixação, mínimo de 5 anos. A instalação inclusive deve ter garantia mínima de 1 ano. As garantias e as manutenções adequadas garantem o propício desempenho do sistema fotovoltaico e são capazes de diminuir ainda mais os custos associados à geração de energia. É necessário ser criterioso no momento da escolha do sistema fotovoltaico.

Compatibilidade e boa relação 

Assim como ocorre em qualquer serviço, a cliente pretende ser adequadamente solucionado. Desta maneira, selecione uma empresa que é eficiente na comunicação e trata com sinceridade e transparência os dados relativos as custos, manutenção, garantias e desempenho do sistema. Verifique projetos já realizados e confira a avaliação do outros clientes. Conheça as profissionais responsáveis pelo projeto e não tenha receio em expressar perguntas e esclarecer suas dúvidas!

Neste momento você já conhece algumas das vantagens e sabe onde precisa estar atento no momento de escolher o modelo de geração energia fotovoltaica, por isso é hora de começar a seu investir nesse modelo de energia sustentável para economizar e colaborar para um planeta saudável!

Referências: SolarVolt; Wikipédia.


SIGA A COSOL NO MEDIUM: MEDIUM.COM/COSOL