Conheça os países lideres em utilização da energia solar

A utilização da energia solar passou a ser destaque no mundo a partir de 2009 e desde então vem se desenvolvendo sempre mais. Alguns países ganham destaque, como lideres, nesta área. Será que você acerta quais são antes mesmo de eu te contar?

Créditos de imagem: Francisco Prato.

Créditos de imagem: Francisco Prato.

Se você acompanha as notícias relacionadas a esse importante assunto, tenho certeza que já acertou ou imagina quais são esses países vanguardistas, não é mesmo?

Então agora já está na hora de te mostrar quais são, vamos lá:

1 - Alemanha (35.5 GW)

energia solar + alemanha + cosol

Em 2010, a Alemanha já era líder na geraçao de energia solar e apenas cresceu com a passar do tempo. Somente em 2009, o país instalou 3,8 GW de capacidade solar e vem crescendo, no mínimo, 3,3 GW por ano. 
Mesmo que tenha ocorrido uma pequena queda em 2013, o país ainda deve se manter no topo nos próximos anos e conseguir atingir sozinho, a soma da geração do dois países que estão em segunda e terceira posição na lista.

 

2- China (18.3 GW)

energia solar + china + cosol

O país que é líder no quesito de maior população do globo, bem como também o de maior poluidor de carbono, ganha o posto de segundo que mais investe na energia solar. A datar de 2009, a China aumentou sua potencia nessa energia em 6.000%. O país, além disso, é um dos mais notáveis fabricantes de painéis fotovoltaicos, além do governo periodicamente apresentar planos estimulando o uso das energias renováveis. A meta da China é atingir geração de 70GW até 2017.

 

3 - Itália (17.6 GW)

energia solar + italia + cosol

A Itália tem ganhado dimensão no cenário da energia solar e avançou do quinto para o terceiro lugar lista em 2013. Apesar de estar em terceiro lugar em capacidade, a Itália é o maior gerador de energia a partir da energia solar do que qualquer outra nação, o que representa 7,8% de sua energia oriunda do sol em comparação com 6,8% na Alemanha.

 

4 - Japão (13.6 GW)

energia solar + japao + cosol

O país caiu do terceiro lugar em 2010 para a quarta posição em 2014, no entanto continua sendo um do que mais investem na geração solar. Nos últimos quatro anos, sua capacidade de geração cresceu mais de 500%. O objetivo é alcançar 28GW até 2020. Apos o desastre nuclear em Fukushima, o país direcionou sua dedicação às energias renováveis, principalmente depois do anúncio das fazendas solares flutuantes e de sua cidade inteligente.

 

5 - Estados Unidos (12 GW)

energia solar + eua + cosol

Os Estados Unidos aumentou a sua capacidade solar 750% dentro de quatro anos, e ganha notoriedade no setor. O país não somente tem se privilegiado pela queda dos preços dos sistemas de geração, mas inclusive pelos financiamentos e políticas de estado que contribuem para sua indústria solar. O crédito fiscal federal de energia solar foi anunciado em 2009, promovendo o crescimento neste ramo desde então.

Já o nosso Brasil pretende estar em alguma posição dessa lista até o ano de 2020 e estaremos dentre os Top20 já em 2018. No que depender da COSOL e dos nossos parceiros essa matriz energética será potente e a meta será alcançada.

*GW - Giga Watt

Referências: Exame; Prátil; Terra.


Olá, vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui e iremos te enviar alguns emails com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um consumidor de energia, investidor, epecista ou apenas interessado neste maravilhoso mundo da sustentabilidade!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Contamos muito com a sua presença neste papo! Cadastre-se na caixa ao lado!