Pontos de ônibus no RS ganham iluminação que utiliza energia solar

Os abrigos situados em pontos de ônibus no município de Aceguá, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul, passaram a ser iluminados com energia solar. A iniciativa partiu de uma cidade com cerca de 4 mil habitantes. 

Ponto de ônibus no Município de Aceguá com o sistema de painel solar fotovoltaico. 

Ponto de ônibus no Município de Aceguá com o sistema de painel solar fotovoltaico. 

O modelo funciona através de um painel que capta a luz do sol e a transforma em energia. A energia é armazenada em uma bateria. Além da iluminação, as paradas inclusive oferecem tomadas com entrada USB a fim de recarregar bateria de celulares, tablets e notebooks. O programa possui autonomia para trabalhar por até quatro dias sem sol.

Por enquanto, três pontos já contam com iluminação, dois na zona rural e um na zona urbana. A três primeira instalações custaram R$ 5,9 mil. Nas próximas semanas, mais seis podem ser contemplados. A prefeitura acredita que, em de um ano, os 28 abrigos do município já estarão iluminados. 

A população que utiliza o transporte público à noite aprovou a ideia. "A hora que eu pego os ônibus e desço aqui tá escuro e aí, com a luz, fica bem clarinho", comenta a doméstica Tereza Juçara.

 Durante o inverno, a iluminação está programada para funcionar das 17h30 à 0h30. As luzes voltam a acender às 6h30, quando recomeça o trânsito dos ônibus. As lâmpadas foram desenvolvidas, especialmente, para o projeto. A iniciativa é uma parceria da prefeitura com um Instituto de Engenharia e Pesquisa.

Em Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) também já instalou o sistema de energia solar em um ponto de ônibus como teste.

Fonte: Globo


Olá, vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui e iremos te enviar alguns emails com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um consumidor de energia, investidor, epecista ou apenas interessado neste maravilhoso mundo da sustentabilidade!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Contamos muito com a sua presença neste papo! Cadastre-se na caixa ao lado!