Início da parceria SENAI e COSOL

A Startup COSOL Condomínio Solar foi uma das selecionadas do Edital de Inovação da SENAI com seu projeto de inovação Internet de Energias Renováveis (IoRE).

Na última Sexta-feira (23/03) aconteceu a primeira reunião entre os times para decidir pontos estratégicos do projeto. 

 Equipe da COSOL e do SENAI.

Equipe da COSOL e do SENAI.

Com uma equipe recheada de programadores com grande experiência coordenados por Nayana Frizon e Csaba Sulyok, o time baseia o desenvolvimento do projeto em novas tecnologias como Blockchain e IoT.

O projeto é denominado IoRE (Internet of Renewable Energy) foi desenvolvido pela COSOL no final do ano de 2017, a COSOL se destaca no setor de energia devido a criação de um mercado online que possibilita transações de energia a partir da geração distribuída solar fotovoltaica, atuando a dois anos nesse setor.

O maior benefício do projeto, ao ter o seu desenvolvimento finalizado será executar transações, como pagamentos e contabilidade, referentes a energia distribuída renovável utilizando a tecnologia Blockchain e medidores de energia IoT. Revolucionando o setor de energia através de um sistema altamente seguro, pelo fato de ser descentralizado, e ao mesmo tempo econômico pois as transações realizadas não necessitam de intermediários.

 

Casos de sucesso utilizando Blockchain para energia

Existem exemplos semelhantes de aplicação blockchain para energia no mundo, como a Power Ledger da Australia, Grid+ e LO3 de Estados Unidos ou a WePower e Conjoule da Europa. 

 

O principal benefício é de que, diferentemente do Bitcoin (onde a cripto-moeda se origina pela “mineração virtual” e consome uma razoável quantidade energia de maneira crescente devido a escassez programada da moeda) as cripto-moedas "verdes" inverte esses valores, beneficiando quem produz energia limpa e se preocupa com o planeta.


SIGA A COSOL NO MEDIUM: MEDIUM.COM/COSOL

ENTRE EM CONTATO ATRAVÉS DO E-MAIL: blogcosol@gmail.com