Um país pobre mesmo sendo um país rico em recursos

Somos vistos como um país afortunado, pela abundância de terras, belas praias e principalmente pelo sol ardente, não existe um símbolo que represente tanto o Brasil como o Sol. O país dispõe um gigante potencial para a geração de energia solar, mas mesmo com essas condições vantajosas o uso desse tipo de energia é pouco considerado.

É necessário ter consciência do enorme potencial de energia solar do país. Esse potencial se tornou ainda mais relevante quando a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) estabeleceu Resoluções com intuito de fomentar o avanço do setor, permitindo que todo cidadão use seu telhado para gerar sua própria eletricidade ou que use a geração compartilhada, através de cooperativas e condomínios solares, possibilitando ao consumidor receber descontos na sua conta de luz. Em longo período essa economia se transformaria em outras formas de consumo, estimulando a movimentação de capital em diversas áreas. 

Apesar dos progressos havidos, a sociedade em sua maioria ser possível ocorrer desenvolvimento sem aproveitar as muitas dádivas que a natureza oferece para se poder criar mais riqueza, que promova mais emprego e maior bem-estar de forma sustentada.

Como a energia limpa é um conceito relativamente recente no Brasil, esse pensamento ocorrer na grande maioria das vezes por conta da desinformação sobre o assunto.É imprescindível que tenhamos ações de conscientização promovidas pelo poder público e pela sociedade civil, para ampliar o conhecimento sobre os benefícios dessa fonte energética. Somente três em cada dez  brasileiros sabem da possibilidade de gerar sua própria energia, segundo uma pesquisa realizada pelo Greenpeace em conjunto com a Market Analisys em dezembro de 2013.

O melhor aproveitamento do potencial de energia solar no Brasil constitui não só mais segurança energética para o país que por vezes enfrenta crises elétrica e hídrica, do mesmo modo proporcionaria uma enorme contribuição na geração de emprego e renda para os brasileiros. Somando-se a isso, essa matriz energética oferece ainda uma importante contribuição na luta contra as mudanças climáticas, na qual todos nós temos papel essencial a desempenhar. 

A energia solar, possui facilidade de seu uso e elevados rendimentos obtidos através de plantações energéticas, a modalidade conhecida como condomínio solar possibilita a expansão do uso de energia solar para diversos consumidores seja porque é mais acessível do que a instalação nos telhados, seja por falta de acesso a um telhado ou até mesmo pela praticidade. Essa fonte de geração é a opção mais limpa e segura para produzir eletricidade até mesmo para comunidades isoladas e de difícil acesso.

Alguns podem interpretar estas ideias como sendo desinteressantes e outros inacessível mas energia solar já é uma realidade e é capaz de promover desenvolvimento o nosso país. Para não que não permanecemos sendo pobres num país rico em muitos recursos naturais e humanos, é necessário planejar e trabalhar com afinco, pois aumentar a produtividades e melhorar a competitividade global do país muitas vezes depende principalmente de nós mesmos. 

Referência: Greenpeace.


Olá, vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui e iremos te enviar alguns emails com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um consumidor de energia, investidor, epecista ou apenas interessado neste maravilhoso mundo da sustentabilidade!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Contamos muito com a sua presença neste papo! Cadastre-se na caixa ao lado!