Sustentabilidade ganha cada vez mais destaque nas mídias

Geração de energia e sustentabilidade são assuntos importantes abordados na novela “Velho Chico” exibida pela Rede Globo de Televisão.

“Será que o preço da energia é acabar com todos os nossos rios?”, indaga Zé Pitangueiro, interpretado por José Dumont, personagem que conhece bem o rio São Francisco. Como consolação, recebe a resposta de Martim, vivido pelo ator Lee Taylor, que explica que “já tem gente fazendo energia do sol, dos eventos, das marés”, dando exemplos de geração de energia através de fontes renováveis.

O diálogo aconteceu em um dos capítulos recentes da novela Velho Chico, transmitida pela Rede Globo.

O velho Chico, energia e sustentabilidade

O tema da “morte” do rio São Francisco é recorrente no novela do horário nobre da emissora, e a discussão é muito importante pois foca em aspectos sustentáveis e no desmatamento de patrimônios naturais do país. As belíssimas imagens e os planos visuais sobre as águas ajudam a sensibilizar a audiência para as questões energéticas pelas quais o Brasil atravessa.

O tema é abordado de forma natural e espontânea através de conversas dos personagem. Em outro momento o personagem Miguel, interpretado pelo ator Gabriel Leone, onde ele dá uma visão geral de como o próprio homem está prejudicando o “velho Chico” em troca de uma geração de energia nada sustentável e ainda alfineta a maioria das pessoas que acha chato o assunto sobre fontes alternativas, que substituiriam uma indústria e um mercado com representantes que não fazem nada a não ser cuidar de seus próprios interesses.

Assim, a novela Velho Chico se destaca ao levantar questões, que trazem noções de sustentabilidade, tão importantes e urgentes em nosso país, que de tempos em tempos entra em colapsos de energia e apagões, com inúmeros reajustes de tarifas das concessionárias e as polêmicas obras gigantescas de usinas hidrelétricas que desmatam áreas verdes.

Que o diálogo sobre novas fontes energéticas não só se torne mais presente na vida dos brasileiros, mas também se fortaleça com ideias, iniciativas, incentivos e muita, muita informação circulando. E você, como contribui para termos um Brasil mais verde, limpo e sustentável?

Referência: Blog SolarVolt.


Olá, vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e iremos te enviar alguns emails com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um consumidor de energia, investidor, epecista ou apenas interessado neste maravilhoso mundo da sustentabilidade!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Contamos muito com a sua presença neste papo! Cadastre-se na caixa ao lado!