União Europeia acelera ratificações ao Acordo de Paris

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a atitude da União Europeia em agilizar as ratificações nacionais referentes ao Acordo de Paris para o clima, e disse acreditar que, através de isso, o compromisso deverá atingir nos próximos dias os patamares mínimos para entrar em vigência. 

“Estou alegre de estar em Estrasburgo mais uma vez e elogio a União Europeia por continuar o comprovar forte liderança global no combate às mudanças climáticas”, disse Ban em coletiva de imprensa. “Estou feliz com o fato do Parlamento Europeu ter apoiado a aceleração das ratificações do Acordo de Paris”, completou. 

A atitude do Parlamento Europeu permite que os Estados-membros da União Europeia entreguem seus instrumentos de ratificação do acordo mais rápido possível, diretamente para as Nações Unidas. 

Para entrar em vigência, o Acordo de Paris necessita da ratificação de 55 países, que representem pelos menos 55% das emissões globais dos poluentes. Até o momento, 62 países se uniram ao acordo, representando 52% das emissões mundiais. 

“Com a atuação do Parlamento Europeu, estou seguro de que conseguiremos chegar aos 55% logo, em poucos dias”, declarou o secretário-geral da ONU. “Vemos um esforço extraordinário de todas as partes do mundo em colocar o Acordo de Paris em vigor neste ano”. 

“O Parlamento Europeu reafirmou dessa maneira seu apoio à ação fundamental para combater o desafio climático e transformá-lo em uma oportunidade para a construção de sociedades mais seguras, saudáveis e prósperas.” 

Em setembro, o dois maiores emissores de poluentes no mundo, a China e os Estados Unidos, ratificaram formalmente o pacto para o clima. 

“A rápida ratificação demonstraria um renovado compromisso da Europa com a cooperação internacional, que está no núcleo da identidade da União Europeia”, declarou Ban no seu discurso no Parlamento Europeu. 

O Acordo de Paris para o clima estabelece objetivos de reduções de emissão dos poluentes e prevê gerenciamento do aumento da temperatura global abaixo dos 2 graus Celsius. 

Fonte: Eco Desenvolvimento


Olá, vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui e iremos te enviar alguns emails com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um consumidor de energia, investidor, epecista ou apenas interessado neste maravilhoso mundo da sustentabilidade!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Contamos muito com a sua presença neste papo! Cadastre-se na caixa ao lado!