Afinal o que são usinas solares?

A geração da energia é feita por intermédio de placas que no momento em que são expostas ao sol criam correntes elétricas ou por espelhos que transferem o calor e utilizam o princípio da termoeletricidade.

O que é energia solar?

A energia solar é a energia que possui como matriz o sol. Ela pode ser transformada na forma de energia térmica ou elétrica e aplicada para muitos usos. Os principais modelos de utilização da energia solar são a geração de energia elétrica e o aquecimento solar de água. 

Com o intuito do produzir a energia elétrica são usados dois sistemas: o heliotérmico, na qual a irradiação é convertida inicialmente em energia térmica e seguidamente em elétrica; e o fotovoltaico, onde a irradiação solar é convertida diretamente em energia elétrica e é o modelo mais utilizado.

Como funciona uma usina solar?

Vistas como sendo uma dos notáveis soluções para a energia limpa, as usinas solares transformam a radiação liberada através de sol em energia elétrica. A sua utilização possui uma excelente potencial a fim de substituir a utilização dos combustíveis fósseis, como também de outros tipos de produção de energia não renováveis.

Há dois tipos principais de usinas solares, as fotovoltaicas e as heliotérmicas.

Usinas heliotérmicas concentram a radiação solar infravermelho capturado através de espelhos e criam um processo térmico de vapor a fim de mover turbinas e gerar energia elétrica. As duas configurações mais comuns são a calha parabólica e torre central. A torre central é composta de um conjunto de espelhos móveis espalhados por uma ampla área plana e desimpedida, que apontam todos para um mesmo ponto, situado no alto de uma torre. Neste ponto, canalizações de água são aquecidas pela incidência da luz solar refletida, produzindo vapor que move uma turbina o vapor e que aciona um gerador de energia elétrica.

O modelo mais utilizado e mais acessível, as usinas solares  fotovoltaicas fazem uso de placas chamadas fotovoltaicas que literalmente transformam a radiação solar em energia elétrica. Por ser uma tecnologia mais madura oferece uma economia mais satisfatoriamente e o grande maioria das usinas solares aplicam a tecnologia fotovoltaica.

As placas solares fotovoltaicas são compostas por células fotovoltaicas e essas estruturas criam potencial elétrico por intermédio de sua exposição à luz solar. Dessa maneira, as células absorvem a luz do sol, fazendo com que um corrente elétrica flua dentre duas camadas com cargas opostas. 

Para a fabricação das células fotovoltaicas são usados o silício cristalino e o arsenieto de gálio. As bolinhas que vemos nos painéis são os discos polidos, fabricados através de conjunto de células que formam cristais. As células também recebem a adição de fósforo e condutores metálicos, apos serem fixadas em painéis revestidos por vidro na face frontal. 

Esse tipo de usina solar pode ser conectada diretamente à rede elétrica, enviando a eletricidade por ela e gerando créditos para os consumidores que participam dela, ou através de baterias que armazenam a energia produzida para ser utilizada posteriormente.

Referência: Pensamento Verde;Ecycle.


Olá, vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui e iremos te enviar alguns emails com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um consumidor de energia, investidor, epecista ou apenas interessado neste maravilhoso mundo da sustentabilidade!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Contamos muito com a sua presença neste papo! Cadastre-se na caixa ao lado!