Conheça as vantagens e desvantagens da energia solar

O planeta evolui sempre mais acelerado no que se refere ao nível tecnológico, foram introduzidas nos últimos anos muitas novas tecnologias destinadas a melhoria das energias renováveis tal como é a situação da energia solar térmica e fotovoltaica. Apresentamos os principais vantagens e desvantagens no uso da energia solar.

Além da utilização crescente da energia solar de forma residencial, propaga-se a cada vez mais a sua utilização na produção de energia elétrica em grande escala através de usinas solares e condomínios solares, por todo o mundo. 

Energia solar é a energia produzida pelo Sol que é convertida em energia útil pelos seres humanos, seja para a geração de eletricidade ou de calor. Anualmente, o Sol produz 4 milhões de vezes a mais do que a energia que consumimos. Para se ter uma noção, em um segundo o sol produz mais energia, internamente, do que toda energia utilizada pela humanidade desde o primórdio dos tempos. 

15% da energia emitida pelo sol que chega a terra é reflectida de volta para o espaço. Outros 30% são perdidos no processo de evaporação da água, que sobe para a atmosfera ocasionando a chuva. A energia solar  também é absorvida pelas plantas, pela terra e oceanos. A parcela de energia que resta, é destinada para manter o equilíbrio energético do planeta, e é emitida sob a forma de radiação térmica.

Levando em consideração que a energia solar é encontrada de forma absolutamente gratuita e abundante, questiona-se por que o seu aproveitamento ainda é tão limitado? O problema é que a energia solar apresenta-se sob a forma disseminada e a sua captação, pelo menos para potências elevadas, requer instalações complexas e dispendiosas.

A utilização da energia solar poderá em teoria e a longo prazo tornar-se uma grande solução para os problemas energéticos da nossa sociedade, apesar de todas as vantagens aparentes, possui também desvantagens no decorrer do seu aproveitamento.

Vantagens da energia solar

  •  A energia solar não polui na decorrer sua utilização. A poluição resultante da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é inteiramente controlável usando as formas de controle existentes hoje em dia.
  •  As centrais de painéis solares necessitam de manutenção mínima.
  •  Os painéis solares tornam-se cada vez mais potentes, ao mesmo tempo que seu custo vem diminuindo. Isso torna a energia solar uma solução economicamente viável
  •  A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
  •  Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e nos locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a reduzir a perda de energia que ocorreria na transmissão.
 
Mapa de radiação solar no Brasil.

Mapa de radiação solar no Brasil.

 

Desvantagens da energia solar

  •  Pode existir variações nas quantidades geradas de acordo com a situação climatérica (chuvas, neve), além de que em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia é obrigatório o uso meios de armazenamento da energia produzida durante o dia, já que no período da noite não existe produção.
  •  Regiões localizadas em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de Inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.
  •  As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e a energia hidroelétrica (água).
  •  Os painéis solares têm um rendimento de apenas 25%, apesar deste valor ter aumentado ao longo dos anos, podendo futuramente ocorrer um rendimento maior. 

É perceptível que apesar de possuir desvantagens, estas são minímas, o que proporciona que a energia solar seja vista como vantajosa e sustentável. 

Fonte: Portal Energia.


Olá, vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui e iremos te enviar alguns emails com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um consumidor de energia, investidor, epecista ou apenas interessado neste maravilhoso mundo da sustentabilidade!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Contamos muito com a sua presença neste papo! Cadastre-se na caixa ao lado!