O Brasil oferece uns dos melhores níveis de insolação do mundo.

Chega ao dobro da Alemanha.

Todavia, a potência do sol é variável a depender da localização geográfica. No litoral, por exemplo, a nebulosidade bloqueia uma parte da radiação. Os melhores níveis de insolação encontram-se no Semiárido Nordestino. A diferença chega até 20% e isto determinará o retorno de seu investimento. Mesmo no Sul do Brasil existem grandes diferencias entre o norte e sul do Estado.  As placas fotovoltaicas darão mais energia e melhor retorno financeiro quando instaladas no Semiárido. Considere juntar-se a um condomínio solar construído no parte mais insolado de cada Estado e desfrute as vantagens da mais potente radiação solar.


Além do sol, é preciso outros recursos para tornar energia solar viável. Placas, inversores, cabos e rastreamento são os componentes centrais que precisam ser selecionados cuidadosamente. Deixe isso para os especialistas. Em vez de construir seu próprio sistema no telhado, desfrute das vantagens de um condomínio solar feito por profissionais competentes. 

Atenção! Sombreamento pode acabar com seu investimento. Caso seu vizinho decida construir um edifício maior, o sombreamento inviabilizará a captação solar. Pense bem nessa possibilidade nos próximos 30 anos de vida útil das suas placas, pois uma relocação muitas vezes não é economicamente viável. Isto não irá ocorrer no caso de um condomínio solar.