Fornecedores de Equipamentos COSOL

COMO SE TORNAR UM FORNECEDOR DE EQUIPAMENTOS EXCLUSIVOS PARA UM PROJETO DE ENERGIA RENOVÁVEL COSOL?

custo da instalação usina fotovoltaica torta

COSOL é um mercado on-line brasileiro de projetos compartilhados de energia renovável, onde qualquer pessoa pode adquirir um lote e alugá-lo a um consumidor de energia por uma taxa mensal, desfrutando de retornos saudáveis (4 anos de retorno normalmente). Os consumidores de energia podem se beneficiar de até 20% de redução de custo de energia como resultado por alugar um lote e gerar eletricidade solar. O desafio é chegar a esses clientes através do marketing. O modelo de negócio da COSOL está compartilhando os custos de marketing entre os fornecedores interessados e a EPC.

Como futuro fornecedor, você poderia oferecer para um de nossos projetos de 1 MW como patrocinador exclusivo. Com base em sua receita futura, como uma porcentagem de toda a planta fotovoltaica, você iria participar no orçamento de marketing desse projeto específico. Assim, você terá lucros razoáveis quando o projeto estiver financiado. 

 


PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS

Licitação e Contratação COSOL inicia um novo projeto, tipicamente uma usina de energia renovável de 1 MW em um Estado brasileiro.

  1.      O projeto é publicado no site da COSOL.
  2.      Os desenvolvedores de projetos, EPCs e fornecedores de equipamentos oferecem lances para participar do projeto.
  3.      Cada lance é avaliado com base em sua relação custo-benefício, qualidade, garantia e manutenção.
  4.      COSOL notifica os licitantes vencedores e apresenta o plano de marketing e orçamento.
  5.      O orçamento de marketing é compartilhado entre os participantes na porcentagem de sua receita futura do projeto.
  6.      Todas as partes interessadas assinam um contrato de participação exclusiva e aprovam o plano de marketing e o orçamento.

 

 

Implementação de projeto

  1.      As empresas participantes transferem os fundos de marketing e a COSOL executa a campanha de marketing pré-aprovada.
  2.      A COSOL atende aos investidores e consumidores de energia atraídos pela publicidade.
  3.      O COSOL fecha os contratos de investimento e de locação cobrando taxas de reserva.
  4.      Uma Empresa de Propósito Específico (SPE) é fundada, de propriedade do consórcio dos novos investidores.
  5.      A SPE inicia o desenvolvimento do projeto (seleção do local, permissões, due diligence) utilizando as taxas cobradas.
  6.      Uma vez que o projeto foi apresentado, os investidores transferem os fundos da construção para a SPE em 5 etapas.
  7.      O EPC inicia a construção da usina utilizando equipamentos fornecidos pelas empresas que financiaram o plano de marketing.
  8.      Uma vez que o equipamento é fornecido a factura é paga imediatamente ao fornecedor da conta da SPE com base no contrato inicial. 

 


O investimento inicial de marketing é estimado em cerca de 3-5% da receita futura do equipamento fornecido.


Exemplo:

Usina fotovoltaica de 1 MW na Bahia

Custo total: R $ 4 000 000,00

 

Custo do inversor: R $ 400 000,00

Percentual de participação do fornecedor do inversor: 10%

 

Orçamento total de marketing do projeto: R $ 200 000,00 *

Participação do orçamento de marketing do fornecedor do inversor: 10%

Orçamento de marketing do inversor: R $ 20 000,00

* 5% do orçamento total do projeto

 


Portanto, com um investimento de marketing de R $ 20.000,00 o fabricante do equipamento poderia faturar R $ 400 000,00 de equipamentos para o projeto em um contrato exclusivo.

* Figuras e valores apenas como ilustração. 

 


Imagem ilustrativa de uma usina fotovoltaica compartilhada no Brasil.

Imagem ilustrativa de uma usina fotovoltaica compartilhada no Brasil.


INSTALAÇÕES FOTOVOLTAICAS SOLARES

UM GUIA PARA DESENVOLVEDORES DE PROJETOS